Farmácia Popular e Bolsa Família passam a oferecer remédios gratuitos fraldas, anticoncepcionais, diabetes, rinite, colesterol, asma, hipertensão e outros. Veja a lista - Tenho Saúde

Farmácia Popular e Bolsa Família passam a oferecer remédios gratuitos: confira a lista

Quarenta medicamentos que antes tinham 50% de desconto agora serão disponibilizados gratuitamente. Confira:

O programa Farmácia Popular do Brasil retomou suas atividades com o objetivo de expandir a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios mais vulneráveis.

A partir de agora, o acesso aos remédios será facilitado e diversas mudanças beneficiarão diferentes grupos da população.

Bolsa Família: mais benefícios

Os beneficiários terão acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular. 

Para retirar os medicamentos, é necessário que a pessoa: se dirija a uma farmácia credenciada ao programa farmácia popular e apresente a receita médica, juntamente com um documento de identidade e CPF.

O sistema reconhece automaticamente o vínculo com o Bolsa Família, dispensando a necessidade de um cadastro prévio.

Para mulheres

No novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres terão acesso gratuito a medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de anticoncepcionais

Antes, era necessário pagar 50% (metade) do valor por esses medicamentos, que agora, são 100% gratuítos.

Atendimento aos Povos Indígenas

Uma das novidades é a inclusão dos povos indígenas no programa Farmácia Popular. 

Com o objetivo de ampliar o acesso à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI), todos os 40 medicamentos serão disponibilizados gratuitamente para os povos originários.

Para evitar deslocamentos, será escolhido um representante da comunidade para retirar os medicamentos indicados, e não será necessário apresentar o CPF.

Essa iniciativa será implementada em um projeto piloto no território yanomami e, posteriormente, expandirá gradualmente para outras regiões, com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena.

Continuidade do atendimento a demais condições

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes, que já fazem parte do Farmácia Popular, continuarão sendo disponibilizados gratuitamente para todos os públicos. 

Essa medida assegura que pacientes com essas condições de saúde possam continuar tendo acesso facilitado aos medicamentos essenciais para seus tratamentos.

Novas cidades credenciadas

Além das mudanças nos atendimentos, o Farmácia Popular retomou os credenciamentos de novas unidades, priorizando municípios mais vulneráveis que aderiram ao programa Mais Médicos. 

A partir de agora, 811 cidades têm a possibilidade de solicitar o credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo que 94,4% delas estão localizadas no Norte e Nordeste.

A previsão é que até o final do ano o programa Farmácia Popular estará disponível em 5.207 municípios, o que representa uma cobertura de 93% do território nacional.

Essa ampliação geográfica visa garantir que mais pessoas, especialmente aquelas em áreas de maior vulnerabilidade, tenham acesso aos medicamentos essenciais gratuitamente ou a preços mais baixos.

Confira os medicamentos gratuitos para todos:

Farmácia Popular e Bolsa Família passam a oferecer remédios gratuitos fraldas, anticoncepcionais, diabetes, rinite, colesterol, asma, hipertensão e outros. Veja a lista - Tenho Saúde
Medicamentos grátis pelos programas | Fotos internet

Asma: sintomas respiratórios

  1. Dipropionato de beclometasona (50mcg, 200 mcg ou 250 mcg); 
  2. Brometo de ipratrópio (0,02 mg ou 0,25 mg);
  3. Sulfato de salbutamol (100mcg ou 5mg). 

Esses medicamentos são essenciais para o controle e alívio dos sintomas respiratórios, promovendo uma melhor qualidade de vida para os pacientes asmáticos.

Diabetes: controle glicêmico

  1. Cloridrato de Metformina, 
  2. Glibenclamida, 
  3. Insulina Humana Regular
  4. Insulina Humana. 

Esses medicamentos são fundamentais para o controle glicêmico e a manutenção da saúde dos pacientes diabéticos. Agora, com a disponibilização gratuita, mais pessoas terão acesso aos tratamentos necessários para o gerenciamento dessa condição crônica.

Hipertensão: pressão arterial

  1. Atenolol;
  2. Besilato de Anlodipino;
  3. Captopril;
  4. Cloridrato de Propranolol;
  5. Hidroclorotiazida;
  6. Losartana Potássica;
  7. Maleato de Enalapril;
  8. Espironolactona;
  9. Furosemida;
  10. Succinato de Metoprolol;

Esses medicamentos auxiliam na manutenção da pressão arterial adequada e na prevenção de complicações associadas à hipertensão.

Medicamentos mais baratos com gratuidade para o Bolsa Família

Além dos medicamentos gratuitos para a população em geral, o Farmácia Popular também oferece medicamentos com coparticipação, ou seja, com preços até 90% mais baixos, e que, para os beneficiários do Bolsa Família são gratuitos: 

Anticoncepcionais: 

  1. Noretisterona,
  2. Etinilestradiol,
  3. Levonorgestrel, 
  4. Acetato de medroxiprogesterona, 
  5. Valerato de estradiol,
  6. Enantato de noretisterona.

Colesterol alto: 

  1. sinvastatina.

Osteoporose: 

  1. Alendronato de sódio.

Doença de Parkinson: 

  1. Carbidopa,
  2. Cloridrato de benserazida.
  3. Levodopa,

Glaucoma: 

  1. Maleato de timolol.

Incontinência urinária: 

  1. Fralda geriátrica.

Rinite: 

  1. Budesonida;
  2. Dipropionato de beclometasona.

Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares (para acima de 65 anos): 

  1. Dapagliflozina.

Essas medidas visam garantir que os beneficiários do Bolsa Família e pessoas de baixa renda tenham acesso aos medicamentos necessários para o tratamento de diferentes condições de saúde.

Acesse nosso site Tenho Saúde, siga no Instagram @tenhosaude e no TikTok @tenhosaude.com.

Fonte: Governo Federal e Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(stories) Pare de fumar: receba remédios e tratamento gratuitos através do PNCT e SUS Chá verde para o cérebro: aumenta a memória e protege o cérebro Esses 2 chás vão aliviar os gases. 4 Calculadoras para suas medidas: IMC, calorias e peso ideal Como escolher um azeite de oliva saudável e de qualidade. 3 estratégias para emagrecer comendo chocolate
(stories) Pare de fumar: receba remédios e tratamento gratuitos através do PNCT e SUS Chá verde para o cérebro: aumenta a memória e protege o cérebro Esses 2 chás vão aliviar os gases. 4 Calculadoras para suas medidas: IMC, calorias e peso ideal Como escolher um azeite de oliva saudável e de qualidade. 3 estratégias para emagrecer comendo chocolate