“Nutri, amo chocolate, mas preciso emagrecer urgente e só de pensar na luta que vai ser, tenho até medo"
A maioria das dietas ensina a restringir alimentos. No início pode até parecer fácil, mas quando a vontade de comer um docinho surgir, será muito difícil segurar, e a dieta mais uma vez vai por “água abaixo” e logo depois vem o peso na consciência e a culpa de ter falhado.
Para que isso não ocorra e você consiga manter a sua dieta comendo o que gosta e mesmo assim promover o emagrecimento, preparamos este conteúdo para você aprender agora, 3 estratégias para não eliminar o chocolate da sua dieta e sim substituir as opções por escolhas inteligentes, aprenda.
Assista ao vídeo:
Lista de ingredientes no rótulo:
Você sabia que a ordem dos ingredientes no rótulo determina qual é o ingrediente que mais contém no seu produto?
Na prática, ao analisar o rótulo do seu chocolate, e o primeiro ingrediente for o açúcar, significa que esse chocolate não é saudável para promover o emagrecimento, quanto mais o açúcar estiver nas últimas posições, melhor.
oh chocolate ideal que irá promover o objetivo de emagrecimento é o que contém como primeiro ingrediente o cacau ou a massa de cacau.
Outra dica ao analisar o rótulo é, quanto menos ingredientes ele tiver, melhor.
Combine e diversifique:
Uma estratégia que a nutricionista ensina aos seus pacientes é combinar esse chocolate com alimentos mais saudáveis. Dessa forma, você evita consumir toda a barra do chocolate de uma só vez, prolongando-o por mais tempo.
Na prática, em vez de você comer grandes quantidades de uma só vez para saciar a vontade de comer o seu querido chocolate, você irá pegar uma porção menor e adicionar algumas frutas preferidas, como morangos e bananas, ou também outros alimentos como panqueca, sementes, castanhas… Use a sua criatividade para combinar.
Mas vale ressaltar que o objetivo da combinação é ser mais saudável, promovendo o emagrecimento, então evite combinar com alimentos que tenham muitas calorias ou carboidratos.
A estratégia é diminuir a quantidade de chocolate acrescentado outros alimentos nutritivos, essa combinação irá promover ainda mais a sua saciedade, já que você estará alimentando o seu corpo com outros macronutrientes além do chocolate.
Diversifique e coma seu chocolate sem culpa.
Quantidade de cacau:
Se o seu objetivo é emagrecer, escolha um chocolate amargo, mas sabemos que essa opção tem um gosto mais forte e pode não agradar o paladar comparado com o chocolate ao leite, que é bem docinho e super agradável.
Nossa nutri revela que existe uma estratégia para você se adaptar e substituir o chocolate ao leite rico em açúcar por chocolate mais amargo, que é mais saudável.
Mas antes, entenda como os chocolates são classificados por “%” porcentagem conforme a quantidade de cacau:
Chocolate branco | 0% de cacau. Se o seu objetivo é emagrecer, fuja desse tipo de chocolate |
Chocolate ao leite | cerca de 30% de cacau. |
Chocolate meio amargo | contém cerca de 40% a 50% de cacau. |
Chocolate oscuro | mais de 70% de cacau. |
Então quanto mais a % (porcentagem) de cacau que contém no seu chocolate, más saludable y nutritivo ele será para a sua dieta.
Se você não tem esse hábito, a nutri ensina você a treinar o seu paladar, ao ir da próxima vez comprar o seu chocolate, comece com 40% e vá evoluindo gradativamente, ou compre o seu chocolate preferido e um meio amargo e vá comendo os dois em pequenas porções, até você se acostumar e eliminar o chocolate ao leite que contém menor concentração de cacau.
Conheça alguns benefícios do cacau:
- Promove o emagrecimento;
- Melhora o humor, reduzindo o estresse;
- Auxilia na regulagem do intestino;
- Anti-inflamatório e antioxidante;
- Reduz a pressão arterial e ajuda a saúde do coração;
- Vasodilatador;
- Auxilia na regulação do colesterol;
- Previne anemia;
- Auxilia a saúde respiratória;
- Diminui o risco de diabetes;
- Melhora a visão;
- Combate radicais livres;
- Melhora a memória e cognição.
O cacau é fonte de fibras, aminoácidos e minerais como ferro, cromo, zinco, magnésio, manganês, vitamina C e triptofano.
Conclusión
Quando você come da forma correta e fazendo as escolhas certas, é possível emagrecer comendo de tudo. Então na hora de ir ao supermercado, siga esses passos e coma o seu chocolate sem culpa e nutra seu corpo:
- Escolha chocolates que tenham cacau como primeiro ingrediente;
- Combine com outros alimentos nutritivos;
- Prefira chocolates com maior concentração de cacau.
Dica: O seu objetivo é emagrecer? Use a nossa calculadora de IMC e peso ideal.
E a calculadora de ingesta diaria de calorías.
Para consejos personalizados, sígueme en Instagram: @natalia.stofel.
Cada día ayudo a muchas mujeres a perder peso y conseguir un estilo de vida saludable con consejos sencillos y prácticos.
Vea también:
Referências bibliográficas:
“O cacau dietético melhora a doença hepática gordurosa e aumenta os marcadores de resposta antioxidante e biogênese mitocondrial"
“Effect of cocoa flavanol supplementation for the prevention of cardiovascular disease events"
“Dietary flavanols improve cerebral cortical oxygenation and cognition in healthy adults"