Você já passou “noites em claro” se perguntando o que pode estar atrapalhando o seu sono? Surpreendentemente, a resposta pode estar no que você comeu antes de ir para cama.
Alguns alimentos que parecem inofensivos, na verdade, podem ser verdadeiros vilões do sono, sabotando todo o processo de relaxamento começado pelo nosso organismo quando chega a noite; podem causar incômodos, te deixar acelerado, com muita sede ou fazer você correr para o banheiro várias vezes em plena madrugada.
Quer garantir um sono tranquilo e restaurador? Fique atento aos alimentos que listamos a seguir e entenda o porquê você deve evitar consumi-los antes de dormir.
Chocolate amargo
O chocolate contém cafeína e teobromina, duas substâncias que interagem com o sistema nervoso central do nosso corpo, aumenta as atividades cerebrais que podem espantar o sono. Além disso, os chocolates tradicionais contêm níveis de açúcar elevados, aumentando os níveis de insulina no organismo. Então é bom evitar o consumo horas antes de ir deitar.
Refrigerantes
Praticamente todos os refrigerantes contêm cafeína e açúcar, que podem afetar negativamente o sono. Além disso, eles também podem causar refluxo ácido, que pode tornar difícil adormecer. Se você tem costume de tomar refrigerante a noite horas antes de dormir, recomendamos substituí-lo por água com gás saborizada ou sucos.
Café e derivados
O café é conhecido por ter efeito estimulante por conter cafeína. Essa substância pode afetar o seu sono, principalmente se você consumir uma grande quantidade durante o dia. Tente evitar o consumo após as 18h para garantir uma boa noite de sono. Confira os tipos:
- Café tradicional;
- Café expresso;
- Cappuccino;
- Latte;
- Mocha;
- Frappuccino.
Chá e raízes
Sim! Enquanto alguns chás têm o “poder” de induzir o sono, outros conseguem espantá-lo. Pois assim como o café, alguns chás contém cafeína. Nós do Tenho Saúde recomendamos você tomar esses chás durante o dia e escolher uma opção mais relaxante para a noite. Alguns chás que devem ser evitados:
- Chá-verde;
- Chá-preto;
- Chá-mate;
- Chá ou pó de guaraná;
- Chá ou pó de gengibre;
- Chá de hibisco e de hortelã-pimenta (contém em menor quantidade).
Alimentos picantes e temperos
Podem ser um ótimo complemento na comida, mas em algumas pessoas podem causar refluxo ácido, aumentar a frequência cardíaca e até aumentar a temperatura do corpo. Essas reações podem interferir diretamente em uma noite bem desconfortável.
- Pimenta em geral;
- Molhos de pimenta;
- Wasabi;
- Curry;
- Gengibre;
- Páprica.
Açaí
O açaí pode ser um vilão oculto do sono! Por ser fonte de carboidratos e cafeína que fornecem energia e aumenta o estado de alerta. É comum os fabricantes adicionarem o xarope de guaraná, que deixará o açaí ainda mais estimulante. E se você é fã dos diversos adicionais doces, cuidado! Eles podem ser uma bomba de insônia, deixando você mais tempo acordado pensando neles do que dormindo.
Remédios e suplementos
Alguns remédios e suplementos podem conter cafeína, estimulantes ou acelerar o metabolismo. É importante ler o rótulo e bula do medicamento e sempre conversar com o médico ou farmacêutico sobre a possibilidade de interferência do medicamento com relação ao sono. Confira alguns medicamentos:
- Pré-treinos, termogênicos e outros suplementos de academia e emagrecimento;
- Analgésicos: aspirina, ibuprofeno e outros;
- Medicamentos para gripe e resfriados;
- Para dor de cabeça e enxaquecas: Neosaldina, Dor flex e outros.
- Medicamentos para a asma;
- Medicamentos para o TDAH e concentração.
Tomate
Produtos à base de tomate podem interferir no sono devido à presença de tiramina, um aminoácido que estimula a liberação de noradrenalina, e esse neurotransmissor mantém o cérebro em alerta. E para completar, o tomate é ácido e pode causar azia ou refluxo em algumas pessoas, o que definitivamente não contribui para uma boa noite de descanso.
Carne vermelha
Depois do churrasco é comum ter a sensação de inchaço e se sentir saciado por muito tempo, isso ocorre, pois a carne é rica em proteínas e algumas em gorduras. Como resultado, o seu estômago terá muito esforço para digerir, causando um enorme desconforto se você tentar dormir. A carne vermelha contém tirosina, que estimula a produção de neurotransmissores que podem aumentar a atividade cerebral. Então antes de dormir é bom diminuir, substituir ou até parar o consumo.
Alimentos e molhos processados
Podem afetar o sono devido à presença de substâncias químicas, como nitratos e nitritos, usados como conservantes, corantes e aromatizantes artificiais, além da alta quantidade de gorduras saturadas e sódio que pode causar sede e fazer com que a pessoa acorde durante a noite para beber água. Essas substâncias estimulam o sistema nervoso e aumentam a inflamação no corpo. Além disso, a digestão desses alimentos pode ser mais difícil, levando a desconfortos.
- Fast foods em geral;
- Carnes processadas: bacon, salsicha, linguiça, nuggets, carne de hambúrguer e presunto;
- Molhos industrializados, como de tomate, barbecue, de soja e de salada.
- Enlatados;
- Refeições congeladas.
Lanches, alimentos gordurosos e frituras:
Esses alimentos têm uma digestão lenta, causando uma sensação de desconforto abdominal, refluxo gastroesofágico e aumento da produção de ácido estomacal e também de citocinas pró-inflamatórias, que pode levar a um estado de inflamação crônica, aumentando também a insulina, afetando o ritmo circadiano e contribuindo para distúrbios do sono. Além de conter carboidratos, gorduras saturadas e trans. Evite antes de dormir:
- Pizza, hambúrguer e massas;
- Carnes gordurosas como bacon, linguiça e costela;
- Fritura como batata frita, frango frito e empanados;
- Laticínios integrais em excesso, como leite, iogurtes, manteiga, creme de leite, leite condensado e coalhada.
Queijos fermentados e gordurosos
A maioria dos queijos são alimentos gordurosos e ricos em proteínas, o que pode dificultar a digestão e provocar desconforto estomacal durante a noite. Além disso, contém altos níveis de tirosina, um aminoácido que pode estimular o cérebro. Evite os queijos:
- Cheddar, gorgonzola, roquefort, queijo feta, parmesão e queijo brie.
Doces e alimentos açucarados
O consumo excessivo de açúcar pode levar a uma rápida absorção de glicose na corrente sanguínea, levando a um aumento da atividade cerebral e a uma diminuição dos níveis de melatonina, o hormônio do sono. Além disso, o consumo de açúcar pode causar picos nos níveis de insulina, o que pode afetar negativamente a qualidade do sono.
- Doces em geral, como bolos, sorvetes, chocolates, mel, entre outros;
- Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados;
- Industrializados, como cereais matinais, barras de cereal, biscoitos, entre outros.
Álcool
Embora o álcool possa fazer com que você se sinta sonolento, ele também pode afetar negativamente o sono. Ele pode reduzir a qualidade do sono REM, que é importante para um sono restaurador e reparador, aumenta a frequência urinária, o que pode interromper o sono durante a noite e também causar ronco, apneia do sono e sonhos vívidos, afetando negativamente o descanso noturno.
Nozes e castanhas
Esses alimentos também são ricos em proteínas e gorduras saudáveis. Em excesso pode levar mais tempo para serem digeridos, causando desconforto estomacal e afetando o sono.
Energéticos
Essas bebidas foram feitas exatamente para te dar energia. Geralmente contêm altas doses de cafeína, taurina e açúcares, que são estimulantes do sistema nervoso central. Isso pode levar a um estado de hiperexcitação e insônia. O energético afastará completamente a vontade de dormir, acelerando o seu coração. Além disso, a presença de açúcares pode aumentar a vontade de urinar durante a noite.
Água tônica
A água tônica contém quinina, um alcaloide que, em doses elevadas, pode interagir com o sistema nervoso e causar insônia; também é rica em açúcar, o que pode dar energia a mais para o corpo. Algumas marcas podem conter cafeína em quantidades menores.
Conclusão
Um recadinho do Tenho Saúde: não precisa dar adeus a sua comida preferida, mas lembre-se que o seu sono pode ser comprometido se você exagerar na dose. Portanto, se quiser ter uma noite de sono tranquila e revigorante, é melhor evitar devorar esses alimentos que citamos quando estiver quase indo dormir.
Se você quer dormir bem, não vá dormir com fome. Mas também não vá deitar com a sensação de que comeu um “restaurante inteiro”. Encontre o equilíbrio e tenha uma noite de sono agradável.